segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

O que a TV não mostra - Harry Potter #3

Interrompemos a sua programação para levar até você o programa do coragem, o Cão Covarde a continuação da continuação do post de cenas deletadas de Harry Potter. É.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Meu Deus, olhem a face daquele figurante da esquerda


   Provavelmente o livro que mais li na vida, é um dos filmes mais decepcionantes. Corta tantas cenas que é difícil escolher as mais importantes para colocar aqui, mas posso afirmar que a mais dolorida é o primeiro beijo de Harry e Gina. Nosso bruxinho passou o ano inteiro em conflito interno por se apaixonar pela irmã do amigo, Rony tem um ataque de fúria ao vê-la beijando Dino (em um corredor deserto, e não no Três Vassouras), Gina ama Harry desde sempre e puf, eles dão um selinho na Sala Precisa. Minha reação foi "ãh?", e creio que muita gente esperava algo no minimo melhorzinho. No livro, vemos uma cena digna de ser contada aos netos, quando Harry fica detido na sala de Snape (por usar o Sectussempra em Malfoy) e não pode jogar Quadribol no último jogo. Gina fica como apanhadora em seu lugar e Dino como artilheiro. Harry não sabe o que aconteceu no jogo, passa pelos corredores silenciosos e quando chega a Sala Comunal, é recebido aos gritos de uma Casa campeã da Taça de Quadribol. "Harry olhou para os lados; lá estava Gina, correndo ao seu encontro; tinha uma expressão dura e intensa no rosto ao atirar os braços ao seu pescoço. E, sem pensar, sem planejar, sem se preocupar com o fato de que cinquenta pessoas estavam olhando, Harry a beijou." (pag 418). Depois disso vamos à minha cena favorita desse livro: Harry, Rony, Mione e Gina na Sala Comunal conversando sobre pessoas que perguntam à Gina se Harry tem mesmo um hipogrifo tatuado no peito "Que foi que você respondeu?" "Que era um rabo-córneo húngaro. Muito mais macho." "Obrigado - disse Harry, rindo - E o que foi que você disse a ela que o Rony tem?" "Um Mini-Pufe, mas eu não disse onde." Por favor, essa cena tinha que existir, Gina é divertida e no filme sua função é ser apenas uma garota ruiva.
   Agora, pensando em cenas realmente significativas: as lembranças, e sim, não haveria como não mencioná-las. Se bem me lembro (porque tenho preguiça demais para consultar), as unicas lembranças que aparecem no filme são a primeira visita de Dumbledore à Tom Riddle em seu orfanato (ainda assim, bem diminuida) e a de Slughorn, primeiro alterada e depois a versão completa (onde o professor parece hipnotizado). Já no livro, vemos muito sobre a vida de Tom Riddle, desde antes de seu nascimento; informação é importante, e Dumbledore conseguiu o suficiente para basear a vida de Voldemort. Não vou descrevê-las todas porque ficaria muito extenso, então uma breve resumida: como era a vida de Mérope Gaunt (mae de Tom) em sua cabana horripilante com o pai e o irmão e como ela se apaixonou pelo trouxa atraente da região, filho do dono das terras, e o deu poção do amor após o pai e irmão irem para Azkaban; Tom indo até essa cabana, onde estava Morfino (tio dele), sozinho após a morte do pai e a fuga e morte da irmã, como Voldemort roubara seu anel (a pedra da ressurreição e futura horcrux), a informação que Tom saira de lá e matara o pai e os avós (esse acontecimento tbm é citado no 4° livro, onde todos da aldeia odeiam e temem Franco Brice por julgá-lo culpado); a saída de Tom da escola e seu emprego na Borgin & Burkes, onde fora até a casa de uma cliente, Hepzibá Smith, a matara e roubara sua Taça, que pertencia à diva da Helga HufflePuff (sua elfa doméstica foi culpada pelo ocorrido); e, por ultimo, a ida de Tom, já com o pseudonimo de Voldemort, à Hogwarts, com Dumbledore ja no cargo de diretor, em busca de um emprego na escola, como professor de Defesa Contra as Artes das Trevas (o diretor diz que é por isso que o cargo é amaldiçoado). Munido dessas lembranças, Dumbledore consegue descobrir máomeno onde podem estar as horcruxes e quais provaveis objetos são. Sei lá como os produtores quiseram que o Harry se virasse no filme, mas enfim, ainda há muita informação cortada e não sei como resumi-las satisfatóriamente, então espero mesmo que leiam o livro. 

Outras cenas cortadas: o livro começa com Fudge visitando o primeiro Ministro trouxa e lhe explicando sobre o mundo bruxo. Cornélio volta sempre que algo grave acontece, para que este seja informado e receba informações de como prosseguir.
   Dumbledore não busca Harry no metrô, ele vai até a casa dos Dursley e conta à Harry sobre o testamento de Sirius, que lhe deixou todos os seus bens, inclusive Monstro, que, tanto como Gui, Fleur e Dobby, aparecem no livro e não no filme.
   Tonks que acha Harry no vagão, e não Luna; nessa ocasião Harry descobre que o patrono da bruxa mudou, e acredita que ele se transformou no próprio Sirius.
   Fenrir Greyback foi o lobisomem que transformou Lupin, e nesse livro ele fere Gui Weasley quando os Comensais invadem Hogwarts para matar Dumbledore (sim meu caro amigo não leitor, isso acontece, essa batalha-de-menor-porte-um-ano-antes-da-verdadeira-batalha foi substituida pelo incendio n'A Toca), mas este nao vira lobisomem pq o dito cujo não estava transformado; à partir desse dia, o primogenito Weasley passa a gostar do bife mais mal passado.
   Emma Thompson quis fazer Nanny McPhee and the Big Bang ao invés de continuar com Harry Potter, então Sibila Trelawney foi cortada.
   Harry desconfia insistentemente do fato Draco ser um Comensal e o persegue por dias, além de colocar Dobby e Monstro para segui-lo. Ele também fica em frente a Sala Precisa durante horas tentando entrar, e descobre mais tarde que Crabble e Goyle usavam poção polissuco para se transformarem em menininhas novatas e vigiar a sala para ele.
  Rony e Mione se tornam monitores nesse livro, enquanto Harry (assim como no filme) se torna capitão do time de Quadribol da Grifinória
  Harry descobre ao conversar com a proª Trelawney que quem ouviu a profecia e relatou-a à Voldemort foi Snape.
   Dumbledore não aparata nos terrenos da escola, ele e Harry vão até Hogsmeade para isso.
   No livro, acontece o funeral de Dumbledore, que é o unico diretor já enterrado nos terrenos da escola. Os alunos que quiseram, puderam ficar para assistir. Harry terminou com Gina depois dele.

   E uma ultima ceninha genial, que é no minimo mencionada no filme: Lilá dá para Rony um colar escrito "Meu Namorado", que Harry jura que vai deixar escapar para Fred e Jorge (mas ele é bom demais pra isso, nós sabemos).




Pois é, vou dividir esse post mais uma vez por pura falta de vontade de escrever sobre o ultimo livro hoje, então até a próxima, pessoal.

~Gio

  

Nenhum comentário :

Postar um comentário